Fique por dentro

BLOG NETCIA

...
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Classes de Flamabilidade de Cabeamento Estruturado

A flamabilidade dos cabos LAN de um cabeamento metálico ou óptico é crucial para determinar o nível de segurança adotado em um projeto. Diferentes posicionamentos nas estruturas exigem cabos específicos para a tarefa, tanto referente ao retardamento de chamas quanto aos gases emitidos na combustão. Tais proteções são importantes não só na minimização de prejuízos materiais, mas também nos danos às pessoas presentes no momento de emergência, pois os gases tóxicos emitidos pela queima e a baixa visibilidade por conta da fumaça estão entre as maiores causas de mortes e danos à saúde em incêndios.
As seguintes categorias de flamabilidade estão disponíveis:
  • CMX – Cabo metálico de uso limitado
  • CM/COG – Cabos metálicos ou cabos ópticos de uso geral
  • CMR/COR – Cabo metálico Riser ou cabo óptico Riser
  • CMP/COP – Cabo metálico Plenum ou cabo óptico Plenum
  • LSZH – Low Smoke Zero Halogen
A seguir estão descritas as principais características de cada categoria e suas aplicações corretas.
 
CMX
É a categoria com menor proteção contra chamas e possui uso limitado por questões de segurança, tanto pelo tamanho máximo de uso quanto por ser impróprio para ambientes que facilitem a propagação do fogo. Sua aplicação deve ser em tubulações metálicas com baixa concentração de cabos nas quais não se force passagem de ar. Para uso em áreas externas aos dutos, é permitida a utilização de um tamanho máximo de 3 metros. Testes para a categoria CMX não incluem os gases emitidos na combustão dos cabos.
 
CM/COG
Cabos metálicos ou ópticos de uso geral são adequados para instalações com potencial de alastrar chamas igual ou semelhante a tubulações verticais com alta densidade de cabos (pouco espaço para oxigênio) e em que não se force passagem de ar. Testes para a categoria CM/COG não incluem os gases emitidos na combustão dos cabos.
 
CMR/COR
Os cabos metálicos ou óticos do tipo “Riser” são indicados para instalações de subida, como poços de elevação, em que os cabos tenham que atravessar mais de um andar, lugares nos quais não se force fluxo de ar, tubulações com pouca densidade de cabos ou outros ambientes semelhantes. Testes para a categoria CMR/COR não incluem os gases emitidos na combustão dos cabos.
 
CMP/COP
Cabos ópticos e metálicos do tipo Plenum são adequados para ambientes com condições de alastramento de chamas iguais ou semelhantes a instalações horizontais, ambientes fechados (como forros, calhas, pisos, etc.) em que se force ou não a passagem de ar. Testes para a categoria CMR/COR não incluem os gases emitidos na combustão dos cabos, mas avaliam a densidade da fumaça produzida.                                                                                                                                                               
 
LSZH
Os cabos do tipo LSZH não possuem halogênio em sua composição, ao contrário dos cabos apresentados anteriormente, e não emitem gases tóxicos ou fumaça densa em caso de queima. São os cabos mais adequados para ambientes com grande densidade de pessoas, pois oferecem menor risco para a saúde delas em caso de incêndio.
Apesar de tais qualidades, os cabos do tipo LSZH-1 (60332-1) possuem algumas limitações por não atuarem tão bem na propagação de chamas, como sua instalação recomendada para dutos metálicos com baixa concentração de cabos. Além disso, o tamanho máximo de cabo utilizado em áreas externas às tubulações deve ser de 3 metros.
Já os cabos LSZH/LSZH-3 (60332-3) possuem melhor fator de retardamento a chamas que os LSZH-1 e permitem um campo de utilização maior, como em instalações horizontais e verticais, independente de se forçar ou não a passagem de ar.
 
Resumo
A tabela a seguir reúne as principais características dos cabos apresentados:
 
tabela de classes de flamabilidade
Tabela: Classificação da flamabilidade de cabos1
 
[1] Fonte: “Informativo Técnico: - Classes de Queima: Definições e classificação dos Cabos Internos quanto ao comportamento à chama”, Furukawa Latam, 2022, Cabos Internos - Classes de Queima - Furukawa (furukawasolutions.com) (acesso em 18/07/2023)

 

VOLTAR

VEJA TAMBÉM

NAVEGUE POR CATEGORIA